Um levantamento realizado por meio da plataforma de Inteligência de Vendas da Cortex com os 15 maiores portais de emprego do Brasil, indica que hoje existem mais de 160 mil vagas de Tecnologia da Informação abertas em todo o País.
Diante de um mercado aquecido, caprichar no currículo pode ser o diferencial na hora de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. No entanto, muitos profissionais carregam dúvidas sobre como redigir um bom currículo. Por onde começar, afinal?
Thaana Alvarenga, tech recruiter da Cortex, explica que é importante criar um currículo bem planejado e direto. Além disso, o ideal é adaptar o currículo a cada vaga que a pessoa candidata quer concorrer.
“É essencial entender a proposta da oportunidade que está aberta e considerar se ela realmente tem fit com os seus conhecimentos. Se isso ocorrer, adapte o currículo com palavras-chaves referentes à vaga. Também é importante colocar as informações de forma organizada e em ordem cronológica decrescente, para facilitar a compreensão de quem está lendo”, aconselha Thaana.
Abaixo, confira sete dicas da especialista para criar um currículo de destaque.
1. Procure as vagas que se relacionem com suas habilidades
O ideal é que você veja quais são os requisitos indispensáveis para cada vaga. Se você se enquadrar na maioria deles, envie sem medo e com pensamento otimista, indica Thaana. Porém, é preciso ser honesto com você mesmo sobre possuir ou não os requisitos, pois eles refletem a necessidade atual da companhia.
2. Sempre deixe claro com o que você se identifica no mercado de trabalho
Se você colocar no seu currículo que é “Pleno BackEnd Engineer” irá demonstrar que você já possui conhecimentos mais sólidos que um jr., que ainda há espaço para evoluir tecnicamente, e que sua experiência é voltada para back, e não front. “Uma boa descrição do seu perfil profissional faz toda a diferença”, lembra a tech recruiter.
3. Seja sucinto e preciso
Aposte sempre em contar suas experiências de forma breve, descrevendo seu principal propósito dentro do time. Desse modo, você poderá contar mais detalhes sobre as experiências profissionais durante a entrevista, o que deixará a conversa mais interessante. Também é importante mencionar com quais tecnologias e ferramentas você teve experiência em suas atuações, pois isso irá favorecer seu perfil no resultado das buscas do recrutador.
4. Aposte nas palavras-chave
Para otimizar a etapa de buscas no mapeamento de candidatos e triagens iniciais, o RH utiliza filtros com palavras-chaves, então é importante que você insira no seu currículo termos que mostrem com clareza os seus conhecimentos. Assim, aumentam as suas chances de ser convidado para uma entrevista.
5. Coloque as formações acadêmicas de forma estratégica
O ideal é sempre colocar a área de estudo e onde você cursou sua graduação. Liste também os cursos de pós, especialização, doutorado, entre outros. Caso você tenha alguma certificação que seja importante para o desempenho das suas atividades, vale também estar no currículo. Essa dica também é válida caso tenha lecionado algum treinamento ou palestra de assuntos voltados à tecnologia.
6. Fique atento aos erros de português
Sempre revise as informações escritas em seu currículo. Isso fará com que você se atente para erros de digitação, pontuação, concordância e os corrija antes de enviar.
7. Uso de fotos é liberado
Apesar de liberado, Thaana lembra que vale prezar pelo bom senso e lembrar que se trata literalmente de um retrato sobre sua trajetória profissional. “Escolha fotos de boa qualidade e enquadramento, onde o seu rosto esteja totalmente visível, sem uso de acessórios que possam lhe esconder. Além disso, é sempre bom evitar filtros que possam modificar sua verdadeira imagem e também o uso de roupas chamativas ou que façam apologia a crenças políticas, raciais, culturais, etc”, recomenda.